Consultoria

A consultoria é a prescrição a respeito de um fato, condição ou direito relativo a uma construção, apresentando soluções e recomendações às manifestações patológicas prediais, ou seja, técnicas de reparação das anomalias construtivas, falhas de manutenção e irregularidades de uso.

As consultorias de engenharias em edificações visam as correções,reparações, recuperações ou reabilitações das construções por meio de prognósticos e prescrições técnicas em tipologias sumárias ou detalhadas.

O escopo da Consultoria pressupõe que o diagnóstico seja previamente realizado. Superada essa premissa, poderá ser ampliado e incluir a elaboração de orçamentos, cronogramas, editais, dentre outras abordagens complementares a serem elaborados pelo Engenheiro Diagnóstico Conforme no desenvolvimento da Auditoria, nos termos da contratação.

O fluxograma da auditoria pode ser expresso da seguinte forma
FLUXOGRAMA DA AUDITORIA

É aquela procedida para os prognósticos e as prescrições técnicas nas anomalias e/ou danos ocorridos nos imóveis vizinhos à obra em construção ou terreno de futura obra.

É aquela procedida para os prognósticos e as prescrições das anomalias e/ou danos decorrentes de sinistros, com ou sem vítimas, em obras ou edificações.

Peça ou documento escrito, emitido pelo engenheiro diagnóstico, relatando os serviços prestados, os prognósticos e as prescrições decorrentes das consultorias em edificações.

São os prognósticos e prescrições nas edificações em fase de garantia para indicar os reparos das anomalias construtivas, falhas de manutenção e irregularidades de uso.

Nota: Para a obra em fase de garantia, as intervenções devem ser realizados com critério, visando a preservação das condições de garantia, observados os termos do contrato e orientações do manual de uso operação e manutenção, disponibilizado pelo Construtor / Incorporador, segundo a NBR 14.037 da ABNT.

É aquela procedida para os prognósticos e as prescrições técnicas das manifestações patológicas relativas a um determinado sistema ou elemento do edifício visando o estabelecimento de opção(es) para recuperação, refazimento do mesmo ou a prevenção da incidência de anomalias ou falhas de manutenção .